quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Debaixo dos caracóis...



Nós, mulheres de cabelo cacheado, representamos 66% da mulherada brasileira. E sabemos que nossa vida não é fácil.

Tem lá seus defeitos:

  • não podem ser penteados a seco, a não ser que você queira palha ao invés de cabelo;
  • não podem ser secados com secador: ou faz escova, ou seca ao natural
  • Embaraçam com uma facilidade absurda
  • Sem creme para pentear não somos gente

Mas tem também coisas boas:

  • É diferente e rola fazer mil coisas
  • É divertido. Váááááários homens - e até mulheres - acham divertido brincar de tói-óin-óin-óin (mola estica-e-puxa) com nossos cabelos.
  • Tem muita mulher de cabelo liso que queria mesmo era cachos ( muitas de cabelo enrolado queriam mesmo era cabelo liso, mas ninguém se contenta com nada, então...)
  • Essa não é regra geral para "cacheadas", mas pelo menos com muitas é: de manhã acordamos e tá pronto. Se não estiver em condições, uma trança salva.

Mas nem sempre foi assim. Já sofremos muuuuito.

Quando eu nasci, lá na década de 80, o Brasil era um lugar difícil para uma garota de cabelos cacheados viver. Condicionador era mais conhecido como creme rinse, e só existia uma marca: Neutrox. Até devia ter uma meia dúzia de marcas estrangeiras, mas numa época de inflação absurda, em que o dólar era umas 10 vezes o valor do - cof, tô idosa - cruzado, a classe média usava mesmo era um neutrox. Aquele creme AMARELO fez parte de muitas vidas.

No auge dos 3 anos, não esqueço da dor que eu sentia quando minha mãe desembaraçava meus cachos. E, pior: ela deixava eu usar neutrox UMA VEZ POR MÊS, porque dizia que fazia mal pro cabelo. Ainda mais o cabelo de uma criança pequena. Fácil falar para uma mãe de cabelos lisos escorridos, que nem piranha pára.

ScreenShot001
Com 3 anos, cachos, franja e dor para desembaraçar

Quando eu era criança, não me importava muito com cabelo. Vai ver era por isso que era bom: a gente começa a noiar com alguma coisa, ela começa a dar errado.

Foi assim na minha pré-adolescência. Povo com cabelo cacheado frequentemente era zoada na escola, e eu cedi. Corri para fazer um relaxamento de ondas, aos 11 anos. Com perdão da palavra, mas nenhuma expressão além dessa define: FODERAM com o meu cabelo. Virou a palha mais palhuda da palhosfera. FUÁ. Resultado: passei 3 anos com o cabelo preso 100% do tempo, em rabo de cavalo ou trança. Nem coloco foto, pq em todas estou com o cabelo mega preso e não vai dar para sentir a dimensão do estrago.

Mas aí, aos 13, minha vida mudou. Longe de mim fazer marketing, ainda mais quando não me pagam nada para isso, mas o fato é que Seda para cabelos cacheados foi lançado no mercado, e minha vida MUDOU.

É sério. Acho que comecei a amar a cor verde nessa época, por causa da embalagem verde do Seda. Descobri que milagres eram possíveis. Mas abusava do bagulho: meu cabelo vivia GRUDADO de tanto creme que eu passava. Tinha horror a volume, e o meu cabelo CURTE fazer um volume, é uma desgraça.

O que resolve comigo? Olha, já experimentei um milhão de marcas de shampoo. Com sal, sem sal, de chocolate, de orquídea, de ervas, de trufas brancas, tudo. Mas sabem quando o meu cabelo fica perfeito? Depois de quando eu entro no mar, quando ele seca com sal. Vê se pode. Deveria deixar o cabelo duro e feio, mas o meu fica ainda mais macio, brilhante e com pouco volume! Exemplo, ano novo 2008 para 2009:

ScreenShot002

Balance seus cachos cheios de sal!

Hoje em dia, no auge dos meus 20 anos, aprendi a gostar muito dos meus cachos. Há alguns anos, um cara repicou meu cabelo inteiro, com navalha e tudo - sem minha permissão, diga-se de passagem - mas ficou uma beleza. Nem creme para pentear eu precisava passar... Mas era curto, e gosto mesmo é do meu cabelo grande. Cachos descendo pelas costas ficam lindos!

Não me importo mais tanto com volume, o que incomoda é ficar embaraçado. Mas não troco meus cachos por cabelo liso nenhum! Às vezes (quase nunca) uma escovinha, só para matar a vontade, mas só isso! Nada de alisamento na minha vida, não!

E vocês, como lidam com seus cabelos? E quem tem cachos, se desespera? Que produtos usam? Quanto tempo perdem arrumando-os? Tem um papo velho sobre isso na comunidade do CF, contem suas experiencias.

Follow me. E-mail me.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...












Postado por
Anamyself


às
00:01












Nenhum comentário:

Postar um comentário