quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Jackson Triggs Gewürztraminer 2006 Icewine


  



  Vinho : Jackson Triggs Icewine

  Tipo: Branco de Sobremesa

  Safra : 2006

  País : Canadá

  Região : Estado de Niagara

  Produtor : Vinícola Jackson-Triggs

  Casta: 100% Gewürztraminer

  Graduação : 10%

 

         O icewine trata-se de um vinho doce, de uvas colhidas congeladas, à noite quando a temperatura é muito fria, e as castas chegam ao seu destino em perfeito estado de conservação. Os cachos só são retirados das videiras após os primeiros nevoeiros, concentrando bastante os açucares e os sabores na cepa.

        As uvas colhidas nestas condições produzem muito pouco líquido , assim, uma videira chega a produzir apenas uma garrafa da bebida.

       Ao contrário dos outros vinhos doces (Sauternes, Tokaji), os icewines são produzidos com uvas sadias, sem a presença de fungos, o que resulta em vinhos refrescantes, doces e com uma acidez mais acentuada. O Canadá e a Alemanha são os pricinpais produtores desses vinhos.

       A uva deve ser colhida a uma temperatura de 8 graus abaixo de zero, o que torna a colheita mais dispendiosa, podendo levar dias. Esse fato, acrescido da  pouca quantidade de suco que é obtida na prensagem e a demora, às vezes de meses, na fermentação, torna o preço deste vinho muito caro.

         O resultado é um vinho muito doce, aromático, que traduz pêssego, manga, goiaba (principalmente nos tintos) maracujá, além de outras frutas doces.

        Jackson Triggs Icewine 2006 tem cor amarelo ouro, límpido, com lágrimas abundantes, lentas e grossas. Seus aromas refletem frutas tropicais:  manga, damasco e algumas notas florais, muito interessante no nariz. Na boca tem sabor de mel, acidez bem presente, final de boca elegante e demorado.

         Foi servido com uma torta de morango e sua acidez combinou muito bem com a da fruta.  Podemos harmonizá-lo também com frutas tropicais frescas e queijos mais finos tipo brie.

         Bom, essa foi minha primeira experiência com icewine. Achei fantástica! Um vinho realmente emblemático. Provamos um branco e um tinto, mas, falaremos do tinto em outra oportunidade. A verdade é que gostei muito do vinho, e espero tomá-lo em outras oportunidades.

         Esse vinho eu tomei na casa do amigo Fernando Linhares na praia das Flexeiras (Trairi-CE), oferecido pelo amigo Welington Júnior. Ele comprou no free shoping voltando do Canadá. Não me informou quanto custou, só disse que não era barato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário