quarta-feira, 19 de setembro de 2012

* Lima/PERU





Essa foi uma viagem maravilhosa de 15 dias para o Peru. Desses 15 dias, passamos 7 em Lima, a capital do país, e outros 8 dias entre a cidade de Cusco (cidade dos Incas), com visita à famosa Machu Picchu, e a cidade de Puno, com o famoso lago Titikaka. Amamos o povo peruano, eles nos respeitam como nação e são muito gentis com os brasileiros. Dividimos as postagens em duas partes. Esta será somente sobre Lima. Esperamos que gostem.




Mirante do Larcomar.


Chegamos em Lima um pouco depois do meio dia, horário local (duas horas à menos que Aracaju, cidade onde vivo). Pegamos um taxi no aeroporto para o Bairro Miraflores, onde ficaríamos hospedados. Não achei o taxi caro, pois do aeroporto ao hostel em que ficamos hospedados são 22 km e a corrida deu 45 soles (algo em torno de 35 reais). Depois do check in no hostel, tomamos banho e saímos para procurar algum lugar para almoçar. Achamos um restaurante pequeno, mas de boa aparência bem perto do hostel. A comida estava muito gostosa. Pedi peito de franco com batatas e arroz. Vinha salada com um molho estranho, mas bem picante e gostoso. Perguntei o que era e me disseram que era "salsa pica". Comi tanto molho de pica!!!!!!!! 




Transporte típico nas ruas de Lima - a maioria estava caindo aos pedaços!!!


Passamos em um supermercado, compramos água e lanches e voltamos para o hostel para descansar um pouco, pois tínhamos passado a noite em claro de aeroporto em aeroporto (Aracaju-Salvador-Guarulhos-Lima). À noite, saímos a pé pelas redondezas e descobrimos a Plaza Central, enorme, cheia de gente, barraquinhas de comida e artesanatos. Meu esposo comeu Torrón, que é um biscoito crocante com melado de laranja. Eu não comi nada, pois estava com o estômago cheio desde a hora do almoço. Péssimo sinal!!!!! Depois de um tempão na praça gigantesca, resolvemos voltar para o hostel e dormir. PASSEI MAL A NOITE TODA!!!!!!!!! UMA DIARRÉIA DAQUELAS!!!!!!!!!! Parque de Las Águas - cheio de fontes maravilhosas.


Passei a manhã do dia seguinte de cama!!!!!!! Saí de manhã somente para o café. Meu esposo fez amizade com um casal de Brasília e ficou batendo papo com eles praticamente a manhã toda enquanto eu estava deitada. Saco!!!!! Viajar para adoecer, ninguém merece!!!!! Ao meio dia, já bastante recuperada, resolvemos sair a pé para o Shopping Larcomar. O difícil foi achar algo saudável para comer. Acabei comendo uma salada caríssima com frango assado. Mas fazer o que????? Fui comer demais aquele maldito molho de pica e deu no que deu.


Pirâmide feita de jatos de água. Pode uma coisa linda dessa??????


Demos uma volta pelo local e resolvemos tentar descer até a praia, pois há um paredão de uns 100 metros de altura entre a cidade e a praia. Não conseguimos, pois as escadarias eram longe de onde estávamos e eu ainda não estava me sentindo 100%. Voltamos para o hotel, dormimos um pouco e à noite, já praticamente recuperada, resolvemos tomar um ônibus caindo aos pedaços (todo Araquipa) e conhecer o famoso Parque de Las Águas.




Demorou um pouco para chegar, mas valeu a pena!!!!! Cada fonte de tirar o fôlego!!!!!


 O parque era gigantesco e tinha até espetáculo das águas na fonte mais importante. Eles projetam pessoas dançando nessa fonte com rítmos e cores diferentes. Era algo muito novo para mim. Ficamos umas 4 horas dentro desse parque sem querer sair, de tão lindo que era. Por volta das 10:00, pegamos um taxi e voltamos para o hostel.

Fonte dos suspiros. Tubo feito de água e ainda podíamos atravessá-lo sem nos molhar!!!!

Tomamos café às 8:00 e resolvemos sair com o casal de Brasília que conhecemos lá. O Lucas e a Lorena, gente muito boa. Fomos conhecer o sítio arqueológico de Huaca Pucllana, que fica dentro da cidade, bem perto de onde estávamos hospedados. São ruínas pré incas que foram encontradas por acaso. Esse sítio arqueológico foi uma cidade da época da civilização Lima, muitos anos antes dos incas aparecerem. Aprendemos muitas coisas com o guia local.


Sítio Arqueológico de Huaca Pucllana.





Era um povo muito bem organizado.

 Os tijolos que usavam eram de barro, pois NUNCA chove em Lima. Suas cidades eram construídas em forma de pirâmide.


Depois do Huaca Pucllana, negociamos um taxi (os taxis não têm taxímetro, então temos que negociar o preço antes e barganhar sempre!!!!) para o Museu Rafael Larco Herrera, onde conhecemos as peças e a história de toda a civilização peruana.


Eles adoravam fazer sacrifício para tudo. Sacrificavam animais, mulheres e crianças. Eles davam o "melhor" para os deuses. Ser mulher naquela época era pior do que hoje!!!!! kkkkkkk Vimos muitas coisas incríveis neste museu.

Pense em usar um troço destes! Tudo isso é ouro!! Eu só queria 100 gramas!! kkkk

Depois do museu, pegamos outro taxi, que é muito barato no Peru, até a Plaza Kennedy. O taxista era louco de pedra!!! Muito engraçado, falava e buzinava o tempo todo. O cara enlouqueceu mais ainda quando dissemos que éramos brasileiros!!!! Aí, começou a falar de futebol... rsrsrs. Almoçamos em um dos restaurantes da rua da pizza. Comemos o churrasco deles (bife de carne) com batatas, suco de maíz, chamado chicha morada (um tipo de milho roxo) e sorvete de chocolate de sobremesa. Tudo bem gostoso.



Museo Rafael Larco Herrera.



Saímos a pé para o Mercado Índio para conhecer e comprar artesanatos. A Lorena quase enlouqueceu dentro desse mercado!!! kkkkkk. Comprou muiiiiiiiiita coisa. kkkk .Voltamos para o hostel e o Lucas teve a brilhante idéia de tentar fazer um churrasco brasileiro lá. Ele mesmo viu os preços e comprou as coisas necessárias. Fizemos arroz e vinagrete. Só não teve farofa porque eles não comem farinha. rsrsrsrs. Foi muito legal!!!!!! O pessoal do hostel se juntou com a gente e aconteceu o maior intercâmbio cultural que eu já tinha participado!!! Pense que conversa legal saiu entre brasileiros, peruanos, chilenos, canadenses, americanos!!!!!!!!!! Essa foi a melhor parte!!!!! Fomos dormir às 2:00 da madrugada.





Plaza Mayor ou Plaza de Armas - Centro de Lima.

No dia seguinte, saímos depois do café para o Centro Histórico de Lima. Não era feriado, mesmo sendo dia do aniversário de Lima. Fomos para a Plaza Mayor e redondezas. O problema foi achar um ônibus que desse certo! Tentamos vários, mas nada! Transporte público em Lima é coisa de maluco!!!!! Uma senhora nos ajudou a pegar um taxi por 13 soles só porque dissemos que éramos brasileiros e ela tinha ido à Bahia. Foi tão solícita!!!!



Palácio de Governo - Plaza de Armas.

No Centro, conhecemos a Plaza Mayor ou Plaza de Armas. Bem bonita, bem cuidada, mas como houve festa na véspera por causa do aniversário de Lima, estava interditada para os passantes. Fomos andar pelas redondezas e atravessamos a Puente de Piedra em direção ao mercado em Trujillo, mas não vimos nada bom lá. Voltamos e passamos pela Iglesia San Domingo, mas uma manifestação cultural Inca nos chamou a atenção e fomos lá para conferir o que estava acontecendo.



Manifestação Cultural Inca e eu no meio!!!

Era uma espécie de ritual, onde as pessoas pegavam folhas de coca para uma espécie de feiticeira benzê-las. Tinha um monte de gente ao redor e grupos folclóricos que fariam apresentações depois do ritual. Depois de observar por um tempo, resolvemos conhecer a Iglesia de La Merced, que ficava em uma espécie de calçadão, mas voltamos ao meio-dia para a Plaza de Armas, pois pensávamos que a troca da guarda havia começado e queríamos ver.




Prefeitura de Lima.

Neste dia, estava sendo iniciado um Rali entre Peru e Brasil, portanto não houve a troca da guarda e no lugar dela, dezenas de carrões que iriam participar da corrida. Havia muitos brasileiros e corredores de toda América Latina. Estava lotado de gente também! Ficamos um pouco lá e depois seguimos para o Museu da Inquisição.



 Museu da Inquisição.

Pense num museu macabro, tinha galerias subterrâneas que eram utilizadas como masmorra. Horrível, me senti mal lá dentro! Sinistro, os espanhóis fizeram tanta maldade!!!

Plaza San Martin.

Depois do museu da Inquisição a fome bateu e fomos almoçar no Restaurante A Muralha. Bem aconchegante, bons preços, bom atendimento... mas tinha uma lagarta na minha salada. Meu marido comeu Ceviche (comida típica peruana) e gostou, mas eu não tive sorte! Reclamei e eles não cobraram nada por causa do incidente. Não cobraram nem o que meu esposo devorou!!!! Menos mal. Saí com fome, mas fezar o que??? Acabei comprando uma coca-cola e comendo biscoito.



 Ceviche.



Risoto de frutos do mar.

Plaza San Martin.

Fomos para o Calçadão Jr. de La Union, compramos roupas boas e baratas para nós, tomamos sorvetes e seguimos andando até a Plaza San Martin, mais bonita que a Plaza de Armas, na minha humilde opinião. Estava havendo um encontro de cantores locais muito interessante, que se apresentavam com bandas. Bom para conhecer a música peruana. Tinha uma cantora lá que me chamou tanto a atenção... pena que não sei o nome dela. As pessoas cantavam todas as músicas que ela cantou. Parecia ser famosa lá. Nesta praça havia teatro de fantoches também. Ficamos muito tempo lá sentados no chão, comendo bobagens e ouvindo música. Voltamos de taxi, que é muito barato, para o hostel. Ficamos à noite com a galera jogando sinuca, pôker e dardos. Legal, parece que estamos em casa. Cama!



Neste dia bem cedinho, pegamos um taxi para o aeroporto, pois voaríamos para Cusco, passaríamos uma semana lá e depois voltaríamos para passar mais 3 dias em Lima. Vou escrever o que fizemos em Cusco em outro post, ok???


Praia Makaja. Só tem pedra, uma porcaria!!!!


De volta à Lima, depois de uma semana em Cusco, pegamos um taxi para o hostel, onde fomos muito bem recebidos pelo Choji (recepcionista, cozinheiro, tradutor, surfista, etc) que nos deu descontos na diária e na mariscada que foi servida à noite para a galera. Não saímos para lugar nehum, foi legal ficar no hostel com o pessoal. Tinham argentinos, chilenos e brasileiros. Jantamos a mariscada com cerveja Cusqueña e refrigerante Inka Cola. Depois do jantar, ficamos jogando pôker e meu marido deu uma surra na gente!!!!!!! Depois, ficamos conversando sobre nossas culturas e as curiosidades dos países.



Eu estava me perguntado como iríamos tomar banho de mar...

Dia seguinte, praia! Estava curiosíssima para conhecer a praia deles. Caminhamos uns 20 minutos até chegar às escadarias e rampas que levam a gente até a "areia". Uma merda!! Cada pedregulho de 10kg!!!! Não há areia. Ficamos na praia Makaja. Fizemos filmagens bem interessantes do banho de mar que meu esposo tentou tomar. Água gelada!!!!! Forrei minha canga nas pedras e ficamos lá observando a galera e um monte de surfistas que tentam surfar.  Comemos banana frita, Yuca doce frita (até hoje não sei o que é) e amendoim caramelado que compramos no camelô. Demos tanta risada da galera tentando tomar banho!!! Foi bem divertido. Fomos para a praia Redondo, pois nos disseram que era melhor para banho, mas não mudou muita coisa. O mergulho era igualmente difícil, pois a onda bate forte e levanta as pedras que batem na sua canela e dói muito. Praia de verdade só mesmo no Brasil.


Praia Redondo, sem chance de banho.

Voltamos a pé para o Parque Kennedy e almoçamos em um restaurante bem legal que servia frango assado na brasa. Tomei um chopp de 500ml acompanhado de frango e batatas fritas. Bom! Depois do almoço, passamos em um supermercado, compramos cervejas, tiragostos e coisas para cozinhar na cozinha do hostel. Bem legal, ligamos o som, ensinamos a galera a dançar forró e samba, tudo regado à uma boa cerveja Cusqueña! Nem quisemos sair mais. 


Mercado Índio, só bugigangas.

Esse dia foi reservado às compras!!! Fomos a pé para um shopping só de equipamentos de informática; mercado Índio; Centro da cidade; etc. só para comprar coisas para nós. E assim foi quase o dia todo!!!!! Compramos muito artesanato interessante. Almoçamos no mesmo restaurante do dia anterior, só que dessa vez pedi um chopp de 1litro!!!! Estava com uma sede.... rsrsrsrs. Passamos no hostel, deixamos as compras e saímos de novo! À noite, comemos comida chinesa. Voltamos cansados, mas ainda ficamos com a galera no hostel e depois cama, pois o dia seguinte seria a volta para o Brasil!!! snif snif...


Parque Kennedy.

Dia de voltar para casa! Uma pena!!!!! Saímos do hostal às 8:30 e pegamos um taxi para o aeroporto, pois o voo saía as 11:00. Deixamos esse país maravilhoso encantados com tudo: as pessoas, a cultura, as ruínas, as cholitas, a culinária... foi uma surpresa agradável conhecer esse país pobre na economia, mas rico na essência! Vai deixar saudades para sempre...



VEJA TAMBÉM: 

Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado



Nenhum comentário:

Postar um comentário