quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Finca La Anita Petit Verdot 2006
Vinho : Finca La Anita
Tipo : Tinto seco
Safra : 2006
País : Argentina
Região : Luján de Cuyo, Mendoza
Produtor : Bodega Finca la anita
Casta :100% Petit Verdot
Graduação : 14%
Onde comprar : www.emporiomercantil.com.br
Preço : R$150,00
Petit Verdot, é uma das uvas clácicas de Bordeaux, pouco difundida, porém quando utilizada, sempre dá belos vinhos. Uma uva de amadurecimento muito tardio, casca grossa como a cabernet sauvignon que dá origem a vinhos tânicos de cores intensas e aromas de especiarias típico dos grandes vinhos do Medoc. Foi ao longo dos anos deixada pra trás, no entanto seu plantio vem sendo resgatado no novo mundo, mais precisamente na Austrália, Califórnia e América do Sul (Chile e Argentina). Na maioria das vezes entra como coadjuvante dos Bordeuaxs, mas na Bodega Finca La Anita usaram-na como atriz principal e se deram muito bem.
Por ironia do destino, estava eu em Buenos Aires na terra da malbec folhendo a carta de vinhos do restaurante UNIK, então me deparei com um vinho argentino varietal de uva petit verdot. Já sabendo da fama da Bodega finca La Anita, demonstrada por outros vinhos da vinícola já saboreados por mim, resolvemos curiosamente conferir tal novidade.
Cor vermelho terracota com um halo de evolução marron telha, lágrimas em média quantidade. No nariz um maravilhoso buque com notas de couro, especiarias, tabaco, charuto e ameixa. Na boca bem equilibrado, ótima acidez, taninos bem maduros mas ainda presentes. Retrogosto longo e mais uma vez aparece a ameixa e o tabaco. Foi melhorando em proporção geométrica da primeira a última taça. Maravilhoso... Às cegas podia apostar que estava diante de um belo Bordeaux.
Pra harmonizar, escolhemos um "Kobe Beef" (foto acima) muito bem preparado pelo chef do UNIK, sem palavras pra falar da maravilha que ficou nossa harmonização.
PS. Restaurante Unik
Soler 5132 Buenos Aires Argentina
+(54)4772.2230
www.unik.pro
info@unik.pro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário