quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Xingó/Canyon do Rio São Francisco em Canindé/SE e Piranhas/AL.



Paredão rochoso do Canyon de Xingó.


Fizemos um bate-volta com nosso carro de Aracaju até Canindé de São Francisco para conhecer o Canyon de Xingó, um lugar maravilhoso e de rara beleza!!!! Quando o visitamos, ainda não havia sido gravada a novela global "Cordel Encantado", que mostrou ao Brasil e ao mundo esse cenário surpreendente de águas cor de esmeraldas. Restaurante Karranca"s, local de onde saem o catamarã e a escuna para o Canyon.

A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, a 12 quilômetros do município de Piranhas/AL e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco/SE. A hidrelétrica está instalada no São Francisco, o rio mais importante da região nordestina, que tem sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais e sua foz, entre os municípios de Brejo Grande/SE e Piaçabuçu/AL.

A bordo da Escuna Maria Bonita.


Resolvemos fazer o passeio de escuna. Navegamos no Rio São Francisco por aproximadamente uma hora entre as rochas que compõem uma série de muralhas gigantescas que foram se formado durante milhões de anos nesta região, que se encontra no meio do sertão sergipano e tudo em volta é árido, seco mesmo. Essas muralhas formam canyons belíssimos que atingem até cinquenta metros de altura.



Tudo em volta é árido, seco mesmo.


O passeio dura aproximadamente três horas, uma hora de ida; uma hora para mergulho no Canyon e uma hora de volta. Durante o percurso, ficamos sabendo que em alguns pontos, se atinge até 170 metros de profundidade, resultado do represamento das águas do "Velho Chico" para que a Hidrelétrica de Xingó fosse construída, por isso que é possível navegar por toda a região. Suas águas cor esmeralda nos fazem sentir maravilhados em conhecer este local de beleza sem igual. Visual maravilhoso. Rochas de arenito e granito formam os paredões do canyon.




Foto tirada da canoa que nos levou para a Gruta do Talhado. Notem que a escuna não passa pelas fendas das rochas.


O Canyon de Xingó está situado entre os estados de Sergipe, Bahia e Alagoas e possui rochedos famosos, tais como a Pedra da Águia (seu topo tem o formato da cabeça desse animal), a Pedra do Macaco (antes do represamento da água, um bando de macacos jogavam pedras nas pessoas que passavam) e a Gruta do Talhado (ganhou esse nome porque parece que foi talhada à mão). Para visitar a gruta do Talhado, pegamos uma canoa que nos levou até lá, pois a escuna não passa pelas fendas das rochas. Gruta do Talhado. Foto tirada da canoa que nos levava para a gruta do Talhado.


Existe uma espécie de pier, onde a escuna atraca e os turistas desembarcam para banho. Todos ganham bóias ou macarrões de natação para sua segurança, pois a profundidade no local é muito grande. Vários canoeiros oferecem seus serviços a preços convidativos para levar as pessoas para conhecer a gruta do Talhado. Pausa para banho!!!! Água geladinha!!!

Depois de uma hora de mergulho no local, voltamos para o restaurante Karranca"s, ponto de onde saímos horas antes. Tanto na escuna quanto no catamarã há toda a infraestrutura para diversão: músicas regionais, bar com bebidas geladas e petiscos gostosos com preços justos. Quando desembarcamos, almoçamos no restaurante, que serve comidas típicas locais e muitas outras variedades deliciosas.

Passamos pelo catamarã Cotinguiba na volta.

Depois do almoço, pegamos o carro e decidimos atravessar a ponte que liga Sergipe e Alagoas para conhecer o município de Piranhas, local onde as cabeças de Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram expostas nas escadarias da prefeitura para provar a toda a população que o bando tinha sido capturado. Na verdade, a chacina aconteceu em Anjicos, município de Poço Redondo em Sergipe, mas levaram (não sei por que motivo) as cebeças degoladas para lá.


Rio São Francisco antes de chegar na Hidrelétrica. Do outro lado da hidrelétrica, tudo foi inundado.

Em Piranhas, demos uma volta pela cidade e a achamos muito bonita com seus casarios históricos dos séculos XVIII e XIX em estilo colonial, que são patrimônio Histórico da União. Conhecemos o artesanato local, rico em renda irlandesa, ponto de cruz e rendendê. Aproveitamos para comprar algumas peças.




Em Piranhas tem até prainha de rio!!!!!!



Resolvemos subir até o mirante para ver a cidade e o rio de cima. Haja degraus!!!!! Mas vale a pena, pois além da vista maravilhosa, há um restaurante onde pudemos nos refrescar tomando um suco de mangaba delicioso!!!!!!! Depois passeamos um pouco mais pelo centro histórico e decidimos voltar para Aracaju.


Um lugar lindo, frequentado por toda a população de Piranhas. Na verdade, é a praia deles. Há vários bares e restaurantes ao redor.

Tivemos um dia muito especial, conhecemos um dos lugares mais lindos de Sergipe, comemos bem, relaxamos, etc. Vale muito a pena fazer esse passeio. Enfim, recomendamos a todos os sergipanos e a todos os turistas que visitam nosso Estado.

CONFIRAM TAMBÉM A POSTAGEM:

ROTA DO CANGAÇO EM POÇO REDONDO/SERGIPE









Nenhum comentário:

Postar um comentário