quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Viajar Vicia



Meu tio é o cara.
É o cara que conheço que mais entende de História.
Ok, posso estar exagerando. Quando a gente gosta, a gente exagera mesmo.
Mas ele é o cara, ao menos para mim.
Preciso de livros? Ele me empresta.
Bendito seja meu tio no reino das livrarias do bairro. O livreiro nunca ouviu falar daquela publicação? Meu tio explica. E pesquisa.
Meu tio nunca havia visitado a Europa. Aquilo me incomodava, de verdade. Não é à tôa que eu vivia aborrecendo o coitado. "Tio, tem que ir para a Europa"
"Não dá" - ele respondia - "O trabalho não deixa"
"Que trabalho, que nada" - eu retrucava - "Vai, leva a tia. Vocês merecem! Você vai entender tudo aquilo lá, muito mais do que um monte de gente que eu conheço. Vai tio!"
"No ano que vem, quem sabe" - ele dizia, mais para me fazer ficar quietinha e mudar de assunto. Eu aborreço mesmo. Aborrecia a cada chance que eu tinha. Vai que um dia ele resolve, eu pensava.
Meu tio resolveu.
Que alegria senti quando o vi entrando com a minha tia na agência de turismo onde trabalho.
E já que estariam na chuva, os dois decidiram se molhar com estilo: um roteiro grandão, passando por Portugal, Espanha, França, Bélgica, Suíça, Áustria, Itália e sei lá mais onde.
Um mês de Europa. Um mês de História. Muitas histórias para contar.
Eles pagaram à vista - acho que foi por medo de desistir no meio do caminho.
Nos meses de preparação, ajudamos presenteando-os com guias das principais capitais européias.
Até que maio chegou.
Meu tio e tia sumiram, nem deram notícia.
"Bom sinal"- pensei. "Quando dá tudo certo, é assim mesmo"
De vez em quando me perdia em pensamentos, tentando imaginar o que faziam por lá.
Ficava também imaginando se os dois estavam se acertando com a nova máquina digital de 10.2 megapixels.
Meu tio é um cara que gosta de História, mas não necessariamente de máquinas digitais de 10.2 megapixels.
Um dia, no trabalho, meu telefone tocou.
"Ué, tio, tá ligando da Europa?"
"Não, já chegamos!!!"
Claro que foi a melhor coisa que fizeram no mundo. "Uma viagem perfeita" - minha tia definiu. "Não tinha jeito de ser melhor"
Ali, do outro lado do telefone, enquanto ele me contava, com uma voz rouca de gripe (ninguém é de ferro), mas com o coração animado, o espetáculo que as seis gôndolas da excursão, juntinhas feito uma procissão, provocaram na cidade de Veneza, fui eu quem fiquei sem voz.
Eles subiram a Torre Eiffel à pé porque erraram a fila.
Fizeram todos os passeios opcionais que podiam, mas nem ligaram para compras.
Entenderam que o mundo é grande, mas feito de seres humanos. Que somos diferentes, e ao mesmo tempo tão parecidos.
Que temos de evoluir na educação, respeitar as regras, entender o que está por trás, buscar respostas, aprender.
Eles já estão preparando o novo roteiro, acreditam? Agora é pro ano que vem, de verdade.
VIAJAR VICIA.
E nunca é tarde para começar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário