quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Entendendo os gráficos de Candlestick



Boa noite meus amigos e caros leitores!! Hoje vou colocar vocês para aprenderem um pouco + sobre Candlestick.

Vamos estudar...

Como todos os demais gráficos, um gráfico de Candlestick é montado sobre uma matriz bidimensional com eixos X e Y. A escala vertical demarca a evolução dos valores, enquanto a escala horizontal representa a linha do tempo, que irá marcar os intervalos. Esses intervalos podem ser de qualquer duração que se queira: um dia, uma semana ou "intraday", que são intervalos menores que um um dia (15 ou 30 minutos, por exemplo). Cada um desses intervalos definidos irá compor um elemento gráfico (um candle).

Para formar um candle são utilizados os quatro preços padrão de mercado, considerando o seu comportamento durante o intervalo escolhido:
Preço de abertura
Preço de fechamento
Preço máximo
Preço mínimo

A distância existente entre o preço de abertura e o de fechamento do período é desenhado no gráfico como uma barra vertical mais larga e recebe o nome de "corpo".
As distâncias entre o preço máximo ou mínimo e a abertura ou fechamento são desenhados como linhas verticais mais finas e recebem o nome de "sombras".
A linha que demarca a distância até o preço mínimo é chamada de sombra inferior, pois fica abaixo do corpo. A linha que demarca a distância até o preço máximo é chamada de sombra superior, pois fica acima do corpo.
Quando ocorre a coincidência entre o preço máximo e o de abertura ou fechamento, essa linha não existe, então dizemos que o candle não tem sombra superior. Da mesma forma, quando ocorre a coincidência entre o preço mínimo e o de abertura ou fechamento, dizemos que o candle não tem sombra inferior.

A cor do candle é definida pela evolução dos preços durante o período escolhido. Se a evolução for positiva (os preços subirem) e o fechamento ficar acima da abertura, o corpo do candle será branco. Esse candle é denominado "candle de alta".
Se, ao contrário, os preços caírem e a posição de fechamento ficar abaixo do preço de abertura, o corpo do candle será preto. Esse candle é denominado "candle de baixa".
Depois que essa técnica foi ocidentalizada, alguns grafistas passaram a utilizar outras cores para representar a alta e a baixa. Hoje é possível encontrar gráficos que representam os dias de baixa em vermelho e os de alta em verde ou azul.

A análise dos gráficos de candles é visual, ou seja, o analista observa no gráfico uma tendência estabelecida e tenta encontrar "figuras" (que chamamos de padrões) que tenham certa relevância ao indicarem a possibilidade de reversão daquela tendência.

Padrões de Candlesticks :

Considerações sobre algumas figuras:

Hammer (Martelo) – Representa uma figura de alta. É identificado como um pequeno corpo branco com uma sombra que chega a ser 2 vezes maior que o seu corpo. Um martelo é identificado por um corpo real pequeno (isto é, uma faixa pequena entre a abertura e os preços de fechamento) e por uma sombra longa , isto é, a mínima é bem inferior à abertura. Significa que ocorreu uma diminuição na te ndência de baixa.
Nota - Se aparecer depois de um significativo movimento altista, será chamada de enforcado, e neste caso é baixista

Piercing Line –. Linha da perfuração. Representa uma figura de alta. O segundo candle abre mais abaixo do mínimo do dia anterior, mas fecha acima do meio, sem ultrapassar o topo. Espera-se, neste caso, que o mercado está iniciando um movimento de alta.

Engulfing Line – Este teste padrão é fortemente altista se ocorrer após um movimento de queda significativo (isto é, age como um teste padrão da reversão).

Shooting Star – Indica baixa. O mercado vinha num movimento altista e no dia faz um novo topo, mas perde força e fecha no mesmo preço de abertura.

Engulfing de baixa – Este teste padrão é fortemente baixista se ocorrer após um movimento de alta significativo (isto é, age como um teste padrão da reversão).

Doji Star– Indica mudança na tendência altista. O mercado vinha subindo gradualmente e de repente mostra indecisão e falta de confiança na continuidade do movimento. Uma abertura no dia seguinte abaixo do fundo do Doji pode significar reversão.

Boa semana e ótimos negócios pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário