quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Metal Iguaçu a Gigante adormecida.



Boa noite, hoje vamos falar da METAL IGUAÇU ( MTIG4) , a Metal Iguaçu é uma empresa que atua no setor de ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS EM LATA.

A Metal Iguaçu ( MTIG4) está praticamente consolidada no ramo alimentício , porém já estuda entrar no segmento de aerossóis e de tampas para vidros. Além disso, a empresa procura expandir a base de clientes na América do Sul.

Entre 2008 e 2009 a empresa marcou uma sequência majoritária de prejuízos. A partir de 2010, eles foram revertidos e a companhia segue reportando lucro, em 2010 a empresa ultilizou os recursos provenientes do aumento de capital para redução da dívida e aumentou as vendas da companhia, revertendo os resultados negativos dos dois anos anteriores para um ótimo resultado em 2010.

Para reduzir os custos de transportes de latas vazias entre a filial e o cliente, a empresa implantou filiais o mais perto possível dos clientes e a empresa aposta ainda em um sistema chamado (sistema in house) onde a Metal Iguaçu instala uma filial dentro da empresa do cliente.

Atualmente a empresa executa a maior parte do processo de fabricação em Ponta Grossa
(a sede ) e envia as latas abertas para serem formadas na filial, reduzindo os gastos com fretes.

A competição entre os diversos tipos de embalagem sempre existirá. A lata tem atributos insuperáveis que a mantém como embalagem moderna, apesar de existir há mais de 200 anos. Fora isso tudo, o consumo de latas per capita brasileiro é 1/5 do americano, o que faz a empresa antever ainda um longo caminho possível de crescimento, face ao maior poder aquisitivo do brasileiro,por outro lado, as embalagens para o mercado de frutas em calda, doces, lácteos em pó, sucos e vegetais processados cresceram e a empresa ainda estuda armazenar café em pó.

Em janeiro deste ano a Metal Iguaçu passou a integrar o Indice Small Caps e, ano passado, foi convidada para integrar o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial ), a empresa está analisando a proposta e até o fim do ano sai uma resposta. Para isto, obrigatoriamente a empresa deve figurar entre as 200 ações mais líquidas. A Metal Iguaçu é a única fábrica de latas nessa condição.

O preço do Minério de ferro, que é a principal matéria prima da METAL IGUAÇU na fabricação de latas tende a cair e assim o custo na produção diminui.
CLIQUE AQUI

A empresa estuda ainda o mercado de óleo de motor, que há mais de 15 anos deixou a lata e foi para o plástico, dizem que a Petrobrás estuda voltar para a lata por motivos ecológicos. Por enquanto, só boatos.

A empresa estuda sim a entrada no setor de aerosois pois a gama de produtos é enorme: tintas, inseticidas, lubrificantes, aromatizadores de ambiente e etc.

Os principais clientes da Metal Iguaçu são: Hypermarcas, JBS, Marfrig, Brasfrigo, Angelo Auricchio, Coamo.

A Metal Iguaçu move ainda um processo contra a Kremon,devido a uma dívida não paga, onde tem para receber aproximadamente 13 MILHÕES DE REAIS, o juiz julgou favorável e penhorou as ações da Macoca, empresa que foi comprada pela Kremon, como pode ser visto no link a segui : Clique aqui

Assim o futuro para a Metal Iguaçu é bem favorável, muitas coisas boas acontecendo com a empresa, e muitas notícias boas podem sair, vale a pena ficar de olho nessa empresa.
Para quem está procurando um papel que tem alto
potencial de valorização essa é uma boa pedida.

A empresa informa ainda que está para sair uma matéria em uma revista estrangeira sobre a METAL
IGUAÇU.

A dica é:
( MTIG4)
Aproveitem esse preço de mercado que se encontra o papel ( 0,24 ), pois no meu ponto de vista, o papel está muito barato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário