quarta-feira, 19 de setembro de 2012

o dia que Heleninha ficou desolada



Sempre tomo meu café da manhã no Mc Donald"s, um pão de queijo e o maior copo de café com leite que se consegue engolir. Hoje não foi diferente.
Na frente desse Mc tem um mendigo, um senhor negro com os pés deformados de tanto calor e frio e sabe-se lá o que. Sempre que pude lhe deixei um copo de café, um picolé e nos dias frios peguei um par de meias e lhe entreguei. Era muito tenso ver seus dedos deformados pelo tempo, usando apenas um chinelinho nos dias mais frios (e, dia frio aqui na minha cidade, a máxima do dia não passa de 10ºC).
Hoje, hoje eu sentei na calçada do lado dele e chorei. Não consegui peguntar o que houve mas amputaram o pé direito dele, coberto de sangue e bandagens. Meu copo de café com leite que eu sempre tomo andando pelo calçadão se espatifou no ladrilho branco encardido quando o vi.
Tive um colapso, sentei do lado dele no calçadão e fiquei soluçando por quase 10 minutos. Ele não disse uma palavra. Não precisava.
Sinceramente, ainda não sei o que deu em mim. Muitos me consideram insensível, eu mesma me considero insensível. Mas foi como se o mundo desabasse ao ver o cara que eu vejo todo santo dia, sem um pé. Imagina que lixo deve ser não ter mais um pé, assim da noite pro dia, PLU arrancam uma parte tua fora, botam umas bandagens e no outro dia você está mendigando de novo.
Porra, o cara não é uma planta, que a gente vai lá, tira umas folhinhas e fica tudo de boa. É um ser humano! Quem está pagando o antibiótico pr"aquela coisa toda não infeccionar? Porque não tiraram o cara da rua? Porque só arrancaram a parte podre sem nem ao menos ver se tinha conserto? PORQUE? PORQUE? PORQUE? Pra me matar do coração, é isso? Já era um terrorismo pessoal ver aquele senhor, sim, porque ele é um senhor de idade, mendigar fazendo chuva, sol, frio e agora isso...

Estou desolada, triste, perdida mesmo. Queria poder fazer algo mais, mas não tenho idéia do que, rezar elevar um picolé pro cara neste calor da África que está fazendo, não parece o bastante...

Esse foi um post chato e uma idéia infeliz para o ano -novo. Mas sei lá, as vezes é bom a gente lembrar que tem um pouco mais de mundo fora do nosso umbigo sujo.


Para lenços de papel, doações e próteses de pés:

heleninha@corporativismofeminino.com








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...












Postado por
Heleninha


às
03:51












Nenhum comentário:

Postar um comentário