quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Sexismo da batata Ruffles



Uala, povo! O texto de hoje foi enviado pela Ana, aliás, a idéia saiu do blog dela, o Já Experimentei


por Ana Clara
Lima Gaspar

Não sou publicitária, mas acho que fazer campanha de uma marca que já está nas graças do povo deve ser simples; basta não abusar. Mesmo que a novidade seja meio esquisita. Então, a princípio, a Ruffles estaria feita. Não sei de vocês, mas essa é uma das minhas marcas de batata frita nacionais preferidas. Só que...
Bom, vejam só o que a Ruffles aprontou:

Agora vamos nos atentar às embalagens. Quer dizer que INSTRUMENTOS MUSICAIS são objetos masculinos? Está lá, também, o eterno preconceito de que futebol é coisa de homem. E como assim costelinha e churrasco é para macho? E, pára tudo! BATATA ONDULADA é mais masculino do que batata lisa?

E essa embalagem de menina, toda rosinha, com borboletas? Gente, COMO ASSIM laptop, iPod e câmera fotográfica são objetos identificados com o público feminino??? O pior de tudo: cream cheese é coisa de mulher. Naonde, meu deus???

Não posso com isso, não. Me pergunto por que raios ninguém meteu o pau nessa campanha, ainda. Talvez ninguém tenha percebido o quão ofensiva e perigosa a idéia da Ruffles é. Dá um look no site Ruffles. Aquela enorme divisão me dá medo. E tem um lance de opostos de atraem, ainda por cima. Quer dizer que a menina ideal gosta de cream chesse e tem um laptop? E o menino ideal curte churrasco, guitarra e futebol?

Dividir os sabores de batata frita por sexo... Qual é a próxima etapa, criar um sabor para os negros e outro para os brancos? E aí na capa vão ter instrumentos de percussão e futebol associados à cultura negra e computadores e aviões à raça branca? Gente, não é exagero. O que impede uma campanha preconceituosa como essa exemplificada por mim é uma tênue linha, que está ainda mais frágil depois dessa história de que guitarra e futebol são coisas de homem e cor-de-rosa e câmera fotográfica são coisas de mulher. Não sei de vocês, mas eu prefiro um churrasco a um cream cheese. Mas vou me sentir meio estranha comendo uma batata destinada tão obviamente ao público masculino. E, por outro lado, um cara saindo do supermercado com uma embalagem de Ruffles Cream Cheese vai se sentir como se estivesse comprando absorvente.

Como diria a Bel: "Se eu comer a Ruffles Barbecue vou me sentir a Cássia Eller".

-------------------------------------------------------------
A Ana é blogoólatra como a gente, escreve aqui, aqui e aqui!
-------------------------------------------------------------

Leia também:

[x] Mulher à venda, aceitamos cheque pré
[x] Mitos e verdades sobre dietas
[x] Emagrecer enlouquece!








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...












Postado por
Bliss


às
00:36












Nenhum comentário:

Postar um comentário