quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rota do Cangaço - Sergipe



Resolvemos fazer o dever de casa: um passeio pela Rota do Sertão para conhecer Angicos em Poço Redondo/Sergipe, local onde o bando de Lampião e Maria Bonita foi emboscado e morto pela volante. Resolvemos contratar um pessoal daqui de Sergipe que é especialista neste roteiro e em esportes de aventura a preços módicos: PEREGRINOS (www.peregrinostour.com.br/contato@peregrinostour.com.br) tel: (79) 3243-2759/3043-1614. Recomendamos!!!!




Piranhas/AL (foto de Ramon Ribeiro)

Nos pegaram às 6:50 em nossa casa, nos levaram de van para a sede dos Peregrinos, onde nos juntamos a um grupo que faria também um passeio pelo Cânion de Xingó e saímos às 7:20 em direção a Canindé de São Francisco, 220 km distantes de Aracaju. A viagem durou duas horas e meia com uma parada estratégica em Nossa Senhora da Glória, um município do sertão sergipano. Rio São Francisco e a cidade de Piranhas/AL ao fundo (foto de Adilson Vital).


Chegamos em Canindé, atravessamos a ponte que divide Sergipe de Alagoas e nos dirigimos ao município de Piranhas em Alagoas, onde sairia o catamarã que navegaria pelo rio São Francisco até o local onde faríamos a trilha. Um passeio delicioso, com direito a banho de rio.


Durante o passeio de Catamarã.


Seguimos pelo rio até o povoado de Entre Montes/Al para conhecer e comprar os famosos bordados de renda Irlandesa e para tomar aquela cerveja geladinha na beira do rio. O dia estava maravilhoso e a vista espetacular!!!! Passamos um tempo nesta cidade e depois, voltamos para o catamarã para seguir até Angicos, local onde iríamos descer e encontrar um guia local para nos conduzir pela caatinga. Lojinha de rendas irlandesas na cidade de Entre Montes/Alagoas (foto de Ramon Ribeiro).

Bar e Restaurante Angicos - casinha de taipa para visitação (foto de Adilson Vital).

Uma subida de mais ou menos meia hora entre os mandacarus, pedras e cactos. Só depois que saímos do rio é que percebemos como faz calor no alto sertão. Como os cangaceiros sofriam!!!! Fazia um calor tão infernal que em poucos minutos estávamos banhados de suor e as águas das garrafas mornas. A câmera fotográfica deu problema, queimou o ship!!!!!!! SERÁ QUE FOI O CALOR?????? NÃO SABEMOS. Sorte que tínhamos levado dois ships, mas infelizmente, perdemos as fotos da trilha, mas graças a Deus, os PEREGRINOS nos salvaram e nos enviaram algumas fotos para que eu pudesse postar no blog (as fotos são de Ramon Ribeiro).

Trilha do Cangaço (foto de Ramon Ribeiro).

Segundo o guia local, Angicos era o local preferido por Lampião para se esconder, por causa do difícil acesso. Fato este que comprovamos!!!! Na verdade, Lampião foi traído e sua localização foi revelada para a volante (grupo de policiais de vários estados nordestinos que se juntaram para capturá-lo), que se subdividiu, mas deixaram o flanco direito desguarnecido e foi por aí que 24 cangaceiros do bando conseguiram fugir. Até hoje não se sabe se a fuga deles tinha sido combinada em troca da traição. A emboscada aconteceu no dia 28 de julho de 1938.



Grota de Angicos - local onde o bando de Lampião foi emboscado e morto (foto de Ramon Ribeiro).


Nove homens e duas mulheres foram mortos, dentre eles Lampião e sua companheira Maria Bonita. Foram degolados e suas cabeças foram levadas para o município de Piranhas em Alagoas, onde ficaram expostas nas escadarias da prefeitura durante uma tarde para que o povo pudesse vê-las e acreditarem em suas mortes. Depois, foram levadas para Maceió. Lampião morreu na chacina de Angicos com 40 anos de idade.




Cabeças decapitadas dos 11 cangaçeiros. Nos disseram que a de Lampião é a central de baixo para cima.

Filha única do casal, Expedita da Silva, que vive na capital sergipana, solicitou a posse dos crânios de seus pais que estavam no cemitério Quinta dos Lázaros em Salvador/BA e os enterrou junto aos corpos no jazigo da família em Aracaju. Com isso Lampião retornou ao Estado onde morreu, em 28 de julho de 1938, pelas mãos dos soldados do tenente pernambucano João Bezerra, que comandava uma volante alagoana. Pausa para relaxar!!!!!

Depois de refazer toda a trilha de volta, chegamos no local onde o catamarã estava ancorado e tivemos tempo suficiente para tomar umas cervejas, almoçar e tomar banho de rio curtindo a beleza do lugar. Estávamos mortos de sede e aquela cervejinha gelada com um banho refrescante vieram a calhar!!!!! Kkkkkk Depois, seguimos de volta no catamarã para Piranhas, onde o pessoal dos Peregrinos estava a postos para nos pegar.



Depois de um calorão terrível, um refresco no rio São Francisco.


Fomos para Canindé, onde nos juntamos ao outro grupo para voltarmos para Aracaju. Havia muitos turistas no grupo, principalmente da Bahia e do Rio Grande do Sul e todos estavam mortos de cansados, mas muito satisfeitos com o que conheceram no interior do Estado de Sergipe. A gente também!!!!!!!! Sergipe tem lugares maravilhosos para se conhecer.

Fim de tarde no Rio São Francisco. Pôr do sol maravilhoso em Sergipe!!!!!



CONFIRA TAMBÉM A POSTAGEM:

CANYON DE XINGÓ EM SERGIPE





Nenhum comentário:

Postar um comentário