quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O compositor e o bigode


A Eslováquia foi o último país do leste europeu e saindo de lá entramos na sua vizinha Áustria. Como primeira parada, fomos pra cidade de Mozart: Salzburgo.


A cidade, que fica na beirola da Alemanha, faz muita referência a seu filho mais ilustre. É possível visitar a casa onde ele morou (preferimos não ir, pois dizem que é só uma casa sem nada demais) e pode-se comprar de tudo com o nome dele. Eu comprei um imã de geladeira e um CD, mas acho que não foi ele quem o gravou...


Outro ícone histórico famoso, não muito amado, que andava pela região era Hitler. O alemãozinho curtia os Alpes austríacos e escolheu esse lugar pra construir uma casa e uma base de reuniões, o Ninho da Águia (Eagle’s Nest).
Muitos pensam que o Eagle Nest era a casa dele, mas na verdade era só um local aonde ele ía para se reunir com outros figurões como Mussollini e curtir um visu dos Alpes (o bigodinho tinha bom gosto nesse quesito!). Quando ele ficava na região, dormia em sua casa na base da montanha.
Como a gente curte muito montanha e Segunda Guerra Mundial, é claro que fomos no Eagle Nest!
Pra ir lá pegamos uma excursão no hotel que estávamos, que nos leva de ônibus até o elevador (de ouro, usado por Hitler), e lá a gente subiu até o Ninho da Águia.
O visual é eletrizante e dá vontade de ficar por horas olhando as montanhas nevadas, mas como estávamos em uma excursão, tínhamos tempo cronometrado pra ficar lá em cima (p*taqueopariu, viu!).
Não sei como se faz pra ir pra lá sem excursão, mas se houver um jeito, gostaria de tê-lo conhecido.


Na volta pro hotel, paramos perto de uma outra montanha e, por sugestão de um casal mineiro que conhecemos, desertamos da excursão e subimos a montanha.
É, eu sabia que deveria ter anotado o nome da tal montanha... Quando lembrar eu escrevo aqui...
Passamos umas boas horas lá em cima, com mais um belo visual dos Alpes e a companhia do Luiz e da Cristina (os mineiros, uái!). Batemos um rango e tomamos uma cerva lá também!


No dia seguinte demos o tradicional role a pé pela parte central da cidade e fomos no Castelo Hohensalzburg. Ele fica no alto da montanha Festungsberg (desde a cidade, vê-se uma escarpa, na verdade) e de lá tem-se uma vista bem maneira de Salzburgo e o rio Salzach.


A noite é cheia de pubs e bares-boates no centro, mas não se pode entrar com boné em nenhum deles (os seguranças mandam você tirar o boné para entrar nos lugares, sei lá por que!).




Entrada para o elevador de Hitler


O Ninho da Águia


Vista desde o Ninho


Mais uma vista desde o Ninho


Alpes Austríacos


Alpes Austríacos


De dentro do Ninho


Alpes Austríacos


Jardins do Palácio Mirabell e o Castelo Hohensalzburg ao fundo


A cidade de Salzburgo e o rio Salzach



Nenhum comentário:

Postar um comentário